Apr

13

Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro bate novo recorde de escavação na Estação Jardim de Alah

O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras de construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro entre Ipanema e Gávea, bateu novamente o recorde de escavação de toda a obra, com aproximadamente 1.700 m³ de areia escavada em um único dia na Estação Jardim de Alah, no Leblon. A quantidade é quase o dobro do escavado em um dia comum de trabalho no corpo da estação e supera o recorde anterior pertencente à Estação Antero de Quental, também no Leblon, que em janeiro alcançou mil m³ de escavação em um dia.
 
A Estação Jardim de Alah será a segunda a receber o Tunnel Boring Machine (TBM), chamado de Tatuzão, que está previsto para chegar ao local na segunda quinzena de agosto. Atualmente, o equipamento está sendo utilizado na escavação da Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. 
 
Na Jardim de Alah, um dos acessos de passageiros já está aberto na Avenida Ataulfo de Paiva, na esquina com a Rua Almirante Pereira Guimarães, enquanto o outro, que ficará na esquina com a Avenida Borges de Medeiros, em frente ao canal do Jardim de Alah, recebe serviços de tratamento do solo com injeções de calda de cimento.
 
Além do serviço de escavação executado com duas máquinas, as frentes de trabalho executam a montagem de formas e armações para a concretagem da laje de acesso ao local. Na laje de teto, essa atividade já foi concluída no corpo da estação.
 
A Estação Jardim de Alah vai beneficiar cerca de 20 mil passageiros por dia a partir de 2016, quando deve ser entregue a Linha 4. As obras no sistema metroviário de 16 km de extensão incluem ainda as estações Antero de Quental, São Conrado, Jardim Oceânico e Gávea. O projeto do Governo do Estado está orçado em R$ 8,7 bilhões.
 
Fonte: Piniweb

Compartilhe: