A Casa D`Agua - Obra polêmica, VLT de Cuiabá, no Mato Grosso, deverá ser entregue em setembro de 2018

May

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Obra polêmica, VLT de Cuiabá, no Mato Grosso, deverá ser entregue em setembro de 2018

O Consórcio VLT Cuiabá Várzea Grande protocolou na última semana na Secretaria de Estado de Cidades (Secid) de Cuiabá, no Mato Grosso, o novo planejamento das obras de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade. O cronograma prevê a conclusão dos serviços até 2018, mas não define a data para a retomada das obras contratadas por R$ 1,4 bilhão.

O documento divide as obras em três fases de trabalho, sendo que a primeira deve ser concluída em agosto de 2016 e abrange o trecho entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a região do Porto, em Cuiabá; a segunda será executada até outubro de 2017 entre o Porto e a região do Centro Político Administrativo (CPA) de Cuiabá; e a terceira entre o Morro da Luz, na região Central, e o Coxipó, com previsão de término para setembro de 2018.

A entrega do documento faz parte de um acordo firmado entre o Governo do Estado e o consórcio construtor, que iniciou as obras em 2012. Uma auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado (CGE) detectou a falta de projeto executivo desde o início dos serviços e problemas na qualidade dos projetos básicos e na gestão financeira.

Sob a coordenação da extinta Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), as obras foram estimadas inicialmente em R$ 696 milhões, no entanto, de acordo com o cronograma analisado pelo CGE, o valor final da implantação do sistema pode chegar a R$ 1,8 bilhão.

Além da entrega dos relatórios, o acordo abrange uma série de inspeções nos 40 vagões do VLT, que estão parados há mais de um ano no Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) de Várzea Grande. Ao custo de mais de R$ 497 milhões e formados por sete carros cada, os vagões com capacidade para até 400 passageiros, foram fabricados na Espanha e chegaram em Cuiabá em novembro de 2013.

O novo cronograma de obras inclui, além da conclusão dos serviços, a manutenção e conservação dos trilhos já instalados.

Fonte: Piniweb

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