A Casa D`Agua - Construção civil já demitiu 90,2 mil trabalhadores em 2015, mostra SindusCon-SP

May

29

Construção civil já demitiu 90,2 mil trabalhadores em 2015, mostra SindusCon-SP

Marcelo Scandaroli

O nível de emprego na construção brasileira registrou queda de 0,78% em abril em relação ao mês anterior, quando a queda foi de 0,68%. O saldo entre demissões e contratações ficou negativo em 25,4 mil trabalhadores com carteira assinada no mês, de acordo com pesquisa elaborada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Essa é a 14ª vez consecutiva que o índice registra queda mensal. Nos primeiros quatro meses do ano, o saldo negativo soma 90,2 mil vagas, indicando queda de 2,72% em relação a dezembro. Com isso, ao final de abril o número de trabalhadores do setor totalizava 3,228 milhões.

Em relação ao mesmo mês de 2014, em abril foram fechadas 327,4 mil vagas, uma queda de 9,21%. Já na comparação do acumulado no ano contra o mesmo período do ano anterior, a queda foi de 7,89%, uma redução de 279,6 mil empregos.

Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, "as demissões eram aguardadas no cenário recessivo que se abateu sobre todos os segmentos da construção: imobiliário, infraestrutura e habitação popular. E as expectativas não melhoraram após o anúncio dos cortes no orçamento, ao contrário: reduziram-se ainda mais os investimentos do governo no PAC e no Minha Casa, Minha Vida, bem como em outros ministérios, o que diminuirá o volume geral de obras e consequentemente provocará novas demissões".

Fonte: Piniweb

Compartilhe: