Jul

02

Dubai receberá o primeiro edifício de escritórios do mundo impresso em 3D

A Comissão de Inovação Nacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e a joint venture WinSun Global lançaram na última terça-feira (30) o projeto do primeiro edifício de escritórios do mundo construído totalmente com impressão 3D em Dubai. Localizado no mesmo terreno, o empreendimento abrigará funcionários do Museu do Futuro, que deverá ser concluído somente em 2017.

A impressão do edifício comercial de cerca de 185 m² de área vai ser feita camada por camada, utilizando um equipamento de seis metros de altura, montado no local. Toda a mobília, detalhes e componentes estruturais do interior serão também construídos com impressão 3D.

"O edifício será um testemunho da eficácia e da criatividade da tecnologia de impressão 3D, que acreditamos desempenhará um papel fundamental na remodelação dos setores da construção e design", disse Mohammed Al Gergawi, ministro de Assuntos do Gabinete dos EAU e presidente da Comissão de Inovação Nacional dos EAU.

A arquitetura do edifício apostará nos conceitos de aberto e flexível, permitindo uma variedade de usos e tamanho de equipes. Contará também com uma pequena instalação para fabricação digital e um espaço para exposição de impressão 3D.

A estimativa é de que a tecnologia de impressão em 3D reduza o tempo de construção entre 50 a 70%, os custos de mão de obra entre 50 a 80% e o desperdício na construções entre 30 e 60%.

A parceria entre Dubai e a WinSun Global (joint venture entre a chinesa WinSun e investidores internacionais) ainda contará com a participação das empresas Gensler, Thornton Thomasetti e Syska Hennessy.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: