Sep

22

Casa inteligente mostra que o futuro é agora

No cinema, elas costumam ser recheadas de tecnologias administradas por inteligência artificial e até contam com simpáticos robôs falantes para cumprir tarefas domésticas. Mas, idealizada por pessoas comuns, a Casa do Futuro difere daquelas da ficção porque as tecnologias agregadas, além de proporcionarem mais conforto e qualidade de vida aos seus usuários, solucionam problemas e desafios reais que enfrentamos nos dias atuais como a escassez de água, energia e alimentos. 

Difícil acreditar que é possível? Até o meio do ano que vem isso poderá ser visto de perto em Niterói, num espaço com inovações desenvolvidas mundo afora e que nada deixam a desejar às mais insólitas tecnologias vistas nos filmes.

Até o final deste ano começa a ser construída, na área da Concha Acústica, no Centro, o projeto da casa do futuro. Pioneira, foi desenvolvida a partir de um sistema de crowdsourcing (coleta coletiva de sugestões) promovido na internet pelo projeto NO.V.A - Nós Vivemos o Amanhã -, uma iniciativa do grupo Enel, apresentada pela Ampla, sua subsidiária em Niterói.

A construção deve terminar até os Jogos Olímpicos de 2016. A casa é quase 100% sustentável: autossuficiente em energia (através de painéis solares, produzirá mais do que o que vai consumir) e água (reaproveitará a chuva e até mesmo o esgoto). Também diminuirá em 85% a produção de resíduos; em 80% as emissões de carbono na atmosfera; e terá ainda uma horta orgânica para subsistência, cobrindo uma área de até mil metros quadrados.

Concurso selecionará moradores

Para encurtar ainda mais a distância entre o presente e o futuro, a construção vai funcionar como um laboratório vivo, onde pessoas viverão por um tempo para experimentá-lo, validá-lo e sugerir adaptações e outras inovações. Os moradores serão escolhidos por meio de um concurso e poderão viver até um ano na casa. Além de estudar o comportamento dos habitantes diante das tecnologias, a diretora de comunicação da Enel, Janaina Vilella, diz que o objetivo é mostrar que é real a possibilidade de viver em equilíbrio:

- Cada vez mais a questão da energia solar deve ser implementada. Faz as pessoas serem autossuficientes e é algo que, há uns anos, era visto como futurista. As hortas coletivas também são realidades em vários países e estão alinhadas com a tendência de as pessoas compartilharem mais as coisas no futuro.

Entre as características mais modernas da Casa do Futuro está a capacidade de tomar decisões por si só. Um conjunto de sensores e equipamentos de controle remoto, por exemplo, permitirá que as janelas se fechem quando a chuva se aproxima. No caso de um princípio de incêndio, os bombeiros serão alertados automaticamente. Outras soluções menos complexas também nortearam o projeto, como estudos prévios de incidência solar e direção dos ventos para concepção da arquitetura com o melhor aproveitamento das características naturais do local. O custo total de execução é de aproximadamente R$ 5 milhões.

- Primeiro levantamos o debate sobre como viver o futuro hoje. Depois migramos essa discussão para a plataforma crowdsourcing, em que coletamos essas ideias. Tivemos mais de quatro mil sugestões que se transformaram no projeto final, elaborado pelo Studio Arthur Casas - conta Janaina Vilella.

Revitalização da Concha

A casa será dividida em módulos. Com exceção da parte que será habitada, as outras dependências estarão abertas à visita, assim como uma área de convivência. A Casa do Futuro integra um projeto maior de revitalização da Concha Acústica, que inclui intervenções da Secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL), previstas para começarem até o fim do ano. De acordo com a SMEL, a previsão é entregar, também até as Olimpíadas, duas quadras de tênis, uma pista em torno do terreno, a reforma da quadra de basquete, a drenagem do solo e a construção de um caminho para a travessia de estudantes.

FonteO Globo, Niterói, 20/09/2015

Compartilhe: