Nov

11

Ibape-SP divulga cartilha informativa sobre valoração de áreas ambientais

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE/SP) lançou neste mês a nova cartilha "Valoração de Áreas Ambientais", que reúne informações técnicas para o aperfeiçoamento dos profissionais responsáveis por avaliações, perícias e outras funções ligadas ao tema. O material, resultado do trabalho desenvolvido com vistas à criação de uma Norma de Valoração Ambiental, foi elaborado pela Câmara Ambiental do Ibape-SP com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

A produção do material foi dirigida pelo coordenador da Câmara Ambiental do IBAPE/SP, o engenheiro Bruno Morais Nerici. O tema da nova cartilha demanda, segundo ele, uma postura crítica por parte do Instituto, isso porque, apesar do aumento da consciência na sociedade atual sobre a importância do meio ambiente, ainda são poucos os instrumentos de atribuição de valor ao mesmo, tornando-se essencial o estabelecimento de uma Norma de Valoração de Áreas Ambientais.

"Não há ainda uma norma, pois não existe uma redação como tal. Existe uma metodologia completa, dos conceitos até a fórmula de cálculo. Mas muita coisa é polêmica, pois áreas com restrições ambientais não podem ser comercializadas. Então não há como pesquisar um preço de mercado, pois estas áreas não estão no mercado. Daí que nossa proposta é de atribuição de valor, considerando as características da área. Um meio caminho entre o imposto que pagamos e o preço de mercado", afirmou Nerici.

O download da nova cartilha poderá ser feito gratuitamente através do site do Ibape-SP a partir desta quarta-feira (11). 

Fonte: Piniweb

Compartilhe: