Jun

08

SAIBA COMO ESCOLHER O MELHOR FILTRO DE ÁGUA

Os especialistas são unânimes: é preciso beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Mas de nada adianta seguir a recomendação à risca se o líquido não estiver puro e cristalino. Por isso, ter um bom filtro em casa é fundamental. Para ajudar quem tem dúvidas sobre qual tipo escolher, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Doutor Bactéria, analisou alguns e apontou vantagens e desvantagens.

- A finalidade do filtro é tornar a água potável, ou seja, fazer com que seja possível se alimentar com ela sem fazer mal à saúde. A água é o terceiro item que mais provoca doenças veiculadas por alimentos, atrás apenas de pratos à base de ovos crus e doces cremosos - diz.

Deixar o líquido adequado para consumo significa eliminar turbidez - sujeiras visíveis, tal qual terra e areia, além de aspecto leitoso ou amarelado - e germes. Micro-organismos presentes na água são os principais causadores de problemas como diarreia, febre, vômito, viroses, verminoses, hepatite A e síndrome urêmica (deficiência dos rins).

Segundo o Doutor Bactéria, além de escolher um bom filtro, é essencial fazer a limpeza da caixa d’água a cada seis meses e cuidar da manutenção dos encanamentos. Todo o sistema hidráulico pode ser higienizado com água sanitária, que garante a esterilização.

Galão também requer cuidados

De acordo com o clínico geral Roberto Henrique Belo Pereira,ex-coordenador do Centro de Intoxicações da UFRJ, encanamentos antigos podem contaminar a água por metais pesados, como chumbo e cobre, ao desprenderem partículas dos elementos.

- Não é algo tão raro de se ver, principalmente em imóveis antigos. No entanto, certamente um filtro de carvão ativado é capaz de reter essas partículas, que são grandes - explica o médico.

E caso haja intoxicação, o problema pode ser assintomático. Em outros casos, ocorrem gosto metálico, cansaço e, em quadros graves, alterações renais e neurológicas.

Quem prefere dispensar filtro e usar galões de água deve ter atenção à limpeza do recipiente e do bebedouro onde ele é colocado. O Doutor Bactéria alerta que o frasco precisa ser transparente e não pode vir envolto por filme plástico.

- Também é preciso fazer a higienização das mãos e do bocal do galão antes da troca. Basta usar de uma a duas colheres de sopa de água sanitária para um litro de água e fazer a desinfecção do bocal e do bebedouro, passando essa solução no local com um papel absorvente. Depois, é só enxaguar - ensina o biomédico.

                                                                                                          ( JORNAL EXTRA; CAMILA MUNIZ ) 

Compartilhe: