Aug

21

MUSEU DA ÁGUA, EM INDAIATUBA (SP), OFERECE PASSEIO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trilha ecológica em uma floresta com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado é atividade programada.

 

 

 

 

    Você sabe qual bacia hidrográfica atende a sua região? E quais são os principais mananciais da sua cidade?

      O Museu da Água de Indaiatuba (SP), construído em 2016 com a proposta de ser uma referência em educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos, convida os visitantes a participarem de atividades interativas e trilhas ecológicas gratuitas.

   O “tour” pelo espaço começa em um auditório, onde vídeos são projetados para acolher os visitantes. Em seguida, a Sala de Exposição Caixa D’Água apresenta demonstrativos da influência da água na vida das pessoas e o impacto das atividades humanas nos rios e nas nascentes. Uma mesa digital interativa que projeta o fundo de um rio e a ictiofauna é destaque do ambiente.

     A Sala Histórica é o terceiro ponto de parada. Lá os visitantes têm a chance de entender sobre o funcionamento da distribuição e do tratamento de água na região.

     Por fim, em uma trilha, os visitantes aprendem um pouco mais sobre a importância de preservar a mata ciliar e os passos necessários para garantir água potável. A mata é uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado e serve como vitrine do funcionamento de todo o ecossistema necessário para a criação e manutenção de um manancial saudável e perene.

     

    Ao término da trilha os visitantes têm acesso a painéis informativos sobre a hidrologia da região, localização de nascentes, principais mananciais e bacias hidrográficas.

    O Museu da Água fica na rua do Museu, 205. O local é marco histórico da cidade: a Represa de Captação do Cupini, fonte da primeira captação de água do município e que abastece a cidade desde 1937.

    O espaço funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h, com permanência até às 17h. As visitas monitoradas e em grupos ocorrem de terça a sexta-feira e devem ser agendadas pelo e-mail contato@museudaagua.sp.gov.br, ou telefone (19) 3834-9433.

Compartilhe: