Sep

21

Saneago inaugura Estação de Tratamento de Água Mauro Borges

 

Saneago inaugura Estação de Tratamento de Água Mauro Borges

Segundo Companhia, proposta é abastecer Goiânia e Aparecida de Goiânia. Unidade já distribui água para bairros da região norte da capital.

 

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Mauro Borges nesta terça-feira (19), em Goiânia. Conforme a empresa, está e a última etapa do sistema produtor de mesmo nome, abastecido pelo Ribeirão João Leite. A organização informou que, por causa da baixa vazão do Rio Meia Ponte, a unidade já fornece água para quase 80 bairros da região norte de Goiânia.

Conforme apurou a TV Anhanguera, a ETA já trata 20 milhões de litros de água e tem capacidade de expansão para fornecer quatro vezes seu limite atual. Além disso, a unidade consegue distribuir 500 mil litros de água atualmente, mas também deve ter capacidade aumentada para abastecer a capital e Aparecida de Goiânia até 2019.

“O sistema vai servir para abastecer Goiânia e Aparecida. O Meia Ponte vai abastecer Trindade, Goianira e parte da região oeste da capital. Esse sistema é o dobro do que a gente tinha de reservatório de água até agora”, explicou o governador Marconi Perillo (PSDB) em entrevista à TV Anhanguera.

Além dele, também estavam presentes na inauguração o prefeito Iris Rezende (PMDB), o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, entre outras autoridades.

 

 

 

Sistema

 

 

 

Conforme a Saneago, a construção do Sistema Produtor Mauro Borges começou em 2002 com a Barragem do Ribeirão João Leite, capaz de armazenar 130 bilhões de litros de água na área inundada de mais de 1 mil hectares. Já a segunda etapa, foi a Estação Elevatória de Água Bruta.

Ainda segundo a Companhia, o sistema começou a funcionar no último dia 9 de setembro, quando o abastecimento para moradores da Região Metropolitana ficou comprometido por causa da baixa vazão do Rio Meia Ponte.

Por Vanessa Martins, G1 GO

 

Compartilhe: