Oct
21
Infraestrutura
Megacomplexo será construído na margem da Marginal Pinheiros, em São Paulo
Orçado em R$900 milhões, o projeto prevê três novas faixas de tráfego na marginal para atenuar efeitos do tráfego
Rodrigo Louzas, com informações da Folha de São Paulo
Um projeto polêmico das construtoras Bueno Neto e Related Brasil prevê a construção de cinco torres residenciais de alto padrão, um hotel e um shopping na margem da Marginal Pinheiros, no trecho da ponte do Morumbi ao Parque Burle Marx, em São Paulo. O megaempreendimento de 217 mil m² é orçado em R$ 900 milhões e ocupa uma das últimas áreas livres da principal via expressa da capital paulista.
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Caso seja constatada a necessidade de atenuar os efeitos do tráfego provocado pelo empreendimento, as construtoras deverão instalar sinalização horizontal, vertical, semafórica e/ou projeto de adequação, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Já antevendo a problemática, as construtoras afirmam que serão construídas três novas faixas de 2 km de extensão na marginal. Além das pistas extras, já estaria acertada a doação de cerca de 15 mil mudas de plantas e um repasse de R$ 4,2 milhões para a restauração do prédio da Secretaria Estadual da Justiça, no centro.
Segundo Luciano Amaral, diretor do Bueno Netto, está prevista também a construção de uma ponte no Panamby, orçada em R$ 130 milhões. "Estamos negociando com a prefeitura e vamos contribuir pesadamente para a construção da nova ponte no Panamby [orçada em R$ 130 milhões]. Estamos também desenvolvendo projeto de segurança que vai monitorar todas as ruas da altura do shopping Jardim Sul até a avenida Morumbi", afirmou o executivo em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo.
Na ocasião, Luciano ressaltou que os empreendimentos estarão interligados e que serão construídas novas vias para evitar que os habitantes ou visitantes do complexo acessem a marginal, o que causaria mais trânsito a uma região que rotineiramente já fica engarrafada em horário de pico. "Vamos fazer uma conectividade do shopping e das torres residenciais e comercial com os bairros da região por meio de vias para carros, bicicletas ou a pé. Assim, evita-se acessar a marginal", afirma Amaral.
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