Jun

09

Apple vai construir nova sede em forma de ''nave espacial''

Empresa recebeu ontem sinal verde para o novo prédio, que vai abrigar seus 12 mil empregados.

A Apple conseguiu aprovação de Cupertino, na Califórnia, para construir uma ampliação da sede localizada na cidade. A empresa havia comprado um terreno de 98 hectares da Hewlett-Packard (HP) no fim do ano passado e dependia do aval legal para iniciar a construção que deve resolver o problema de acomodação da fabricante. Atualmente, há 12 mil funcionários em um espaço que comporta apenas 2,8 mil. As obras devem começar em 2012 e ficar prontas em 2015.

Steve Jobs foi pessoalmente à câmara municipal da cidade apresentar o projeto de construção. Segundo o CEO, ainda sob licença médica, o prédio "será muito parecido com uma nave espacial estacionada". As imagens mostram uma construção redonda, parecida com um estádio, com uma área verde aberto no centro. Em relação ao tamanho do terreno, o espaço ocupado pelo prédio será mínimo.

Mais precisamente, somando o prédio-nave e algumas outras pequenas construções próximas, o espaço com concreto deve ocupar 20% do terreno. O resto será todo arborizado. Jobs, apoiando-se no discurso sustentável, ressaltou o fato de que o novo projeto inclui 2,3 mil novas árvores e uma expansão de 350% de espaço verde.

"É um círculo. É tudo curvado. Se você vai construir coisas, esse não é o modo mais barato. Não há um pedaço reto de vidro, é tudo curva. Nós usamos a experiência adquirida pela construção de prédios ao redor do mundo, e sabemos como fazer os maiores pedaços de vidro do mundo para fins de arquitetura", disse Steve.

O espaço, além de acomodar devidamente os empregados, terá ainda um auditório que passaria a ser usado para os eventos da Apple. Um dos políticos presentes questionou Jobs sobre quais benefícios a cidade teria com a construção, que não deve substituir a anterior, mas complementá-la. A resposta foi óbvia: a Apple é a maior contribuinte de impostos do município - e deverá passar a arrecadar ainda mais.

Na sabatina, perguntaram a Jobs se a cidade teria Wi-Fi gratuito bancado pela Apple. Jobs disse sarcasticamente que realizaria o pedido em troca de isenção de impostos. Ele recebeu uma "homenagem" de um dos representantes, que levantou seu iPad 2 e agradeceu: "Eu amo. É uma tecnologia maravilhosa."



predio_apple_1.jpg

 

Por Murilo Roncolato - O Estado de S.Paulo

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110609/not_imp729938,0.php

Compartilhe: