Jun

27

Projeto de Rafael Viñoly para centro de artes visuais será inaugurado em setembro

 

Edifício tem forma de meio círculo, com telhado que segue a topografia do terreno


Mauricio Lima
 

 

O projeto do arquiteto Rafael Viñoly para um novo centro de artes visuais deverá ser inaugurado no dia 25 de setembro de 2011. O "firstsite" será o local para exibição do trabalho de longa data feito pela organização de mesmo nome. O edifício está localizado na cidade de Colchester (Reino Unido), em um terreno limitado pela parede romana que existe na cidade.

 

Divulgação: Rafael Viñoly
Fachada será composta por painéis metálicos

 
O empreendimento de 3,2 mil m² contará com galerias para exposição e receberão trabalhos da Universidade de Essex, assim como salas de aula para crianças e estudantes, um bar/restaurante e um auditório com capacidade para 190 pessoas. O edifício ficará aberto diariamente, com entrada gratuita.
 
No centro da edificação ficará o Mosaico Romano de Berryfield, recém-restaurado, e que data aproximadamente do ano 200. O mosaico foi encontrado no mesmo terreno onde o firstsite está sendo construído e estava no castelo de Colchester, sendo a única peça em exibição permanente do centro.
 
A ideia do projeto foi criar um grande espaço público e áreas de parque que se relacionassem com as ruínas romanas do local. O edifício pode ser caracterizado como meio círculo, com as pontas com fechamento em vidro. No norte do edifício, o telhado é um pouco mais alto, seguindo a linha do terreno. A fachada é formada por paineis de alumínio e cobre na cor dourada. A fundação do tipo radier não deve afetar o sítio arqueológico local.

 

Divulgação: Rafael Viñoly

 

 

Divulgação: Rafael Viñoly

 

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/projeto-de-rafael-vinoly-para-centro-de-artes-visuais-sera-220561-1.asp

 

 

Compartilhe: