Mar

30

Cantareira volta a ter chuva após 6 dias de estiagem e nível sobe a 18,9%

O nível de água do Sistema Cantareira subiu de 18,7% para 18,9 nesta segunda-feira (30), segundo boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp).

Considerando a nova medição adotada neste mês, que inclui os volumes mortos na capacidade total do sistema, o nível do Cantareira subiu de 14,5% para 14,6%.

Após seis dias de estiagem, voltou a chover nos reservatórios, que abastecem 5,6 milhões de pessoas na Região Metropolitana. A alta é a 24ª seguida no manancial.

Entre os cinco demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo, dois subiram, dois ficaram iguais e um caiu. Choveu em todos eles.

Apesar das elevações, a situação ainda é delicada. Há um ano, o nível estava em 13,5% do volume útil e ainda não contava com os dois volumes mortos adicionados em maio e outubro.

A chuva que caiu nos últimos meses conseguiu recuperar apenas a segunda cota do volume morto. Para cobrir a primeira cota do volume morto, o sistema precisa chegar a 29,2%, ou seja, 0% do volume útil.

Fonte: G1

Compartilhe: