Feb

03

Hospital na Áustria utiliza átrios, jardins internos e telhados verdes

 

Projeto garante a funcionalidade do edifício ao minimizar a distância entre os locais


Mauricio Lima
 

O escritório austríaco Atelier Thomas Pucher venceu o concurso para o projeto do Hospital Regional de Salzburg, na Áustria. Segundo o escritório, o projeto propõe garantir a funcionalidade do edifício ao minimizar as distâncias entre os locais e de ter um edifício com uma organização bem definida. O edifício de aproximadamente 89 mil m² deve ser finalizado no primeiro trimestre de 2015.

 

Divulgação: Thomas Pucher

 

A organização principal do edifício parte de um volume principal que divide o terreno ao meio e de onde saem outros dois volumes perpendiculares. Nesses espaços, estão distribuídas todas as funções do hospital. Esses volumes são conectados entre si nos pavimentos inferiores, onde espaços vazios, átrios e jardins criam uma área de convivência.

Todas as áreas de conexão contarão com telhados verdes, acrescentando áreas permeáveis ao projeto, que contará com jardins em grande parte do terreno. "Uma das ideias principais era integrar áreas verdes e abertas ao edifício, para providenciar tanto a iluminação natural quanto um toque de natureza", diz o escritório.

O edifício contará com dois tipos de fachada. As paredes que chegam ao limite do terreno serão fechadas com cerâmica na cor bege, com algumas aberturas para janelas em localizações diferenciadas. Já as paredes que se abrem para a parte interna do terreno contarão com grandes janelas de diferentes tamanhos, para a iluminação interna.

 

Divulgação: Thomas Pucher

 

 

Divulgação: Thomas Pucher

 

 

Divulgação: Thomas Pucher

 

 

Divulgação: Thomas Pucher

 

 

Divulgação: Thomas Pucher

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/hospital-na-austria-utiliza-atrios-jardins-internos-e-telhados-verdes-246069-1.asp

Compartilhe: