Nov

26

Prefeitura de São Paulo propõe plano urbanístico para a cidade nos próximos 30 anos

 

Entre as propostas, está o enterramento de 10 km de linhas de trens e a derrubada do Elevado Costa e Silva.

 

Gustavo Jazra

 

Na última semana, a Prefeitura de São Paulo apresentou o "Plano SP 2040: A Cidade que Queremos", programa que pode orientar a transformação e expansão da cidade ao longo das próximas décadas. O evento contou com a participação do prefeito Gilberto Kassab, do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, e do próximo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

 

Na cerimônia, o coordenador do capítulo "Desenvolvimento Urbano" do Plano SP 2040, o arquiteto e urbanista Pedro Taddei, apresentou um dos projetos contidos no plano, que envolve o enterramento de linhas de trens numa extensão de 10 quilômetros, desde o Parque da Lapa até o Parque da Mooca.

 

 

Com isso, além de integrar territórios divididos pelos trilhos, diversos viadutos como Rudge, Antártica e Lapa não serão mais necessários, pois possuem a finalidade de fazer fluir o tráfego sobre as linhas de trem das regiões. O projeto ainda prevê a derrubada do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão.

O arquiteto doutor pela FAU-USP propôs ainda o Projeto Bairros, que reforça o conceito de cidade policêntrica e determina a criação de centros dentro da cada um dos 120 bairros da cidade.

Vale ressaltar que o projeto é conceitual e ainda não tem previsão para ser implantado.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/prefeitura-de-sao-paulo-propoe-plano-urbanistico-para-a-cidade-274200-1.asp

Compartilhe: