Sep

02

PIB mostra que estamos em rota de recuperação econômica, diz Mantega

Fonte: Valor Econômico 
 

A economia brasileira está em rota de recuperação, o que evidencia que as medidas tomadas pelo governo para incentivar a atividade surtiram efeito, afirmou nesta sexta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista para comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre.

Divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE, o PIB surpreendeu positivamente ao avançar 1,5% sobre os primeiros três meses do ano, feito o ajuste sazonal. A média de 15 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data apontava para alta de 1% da atividade no período, após a expansão de 0,6% verificada na abertura do ano.

"A redução da taxa de juros, dos tributos, a redução de custos, tudo isso se traduz num dinamismo maior da economia brasileira", afirmou o ministro, para quem o país pode obter resultados melhores a partir de 2014, caso o cenário de recuperação da economia internacional seja confirmado. "A melhora do cenário internacional deve se firmar em 2014", comentou ressaltando que os EUA e até a União Europeia dão sinais de reação, enquanto, na China, a atividade dá mostras de aceleração no segundo semestre, após perda de fôlego no primeiro.

Segundo Mantega, a expectativa é de que 2013 mantenha uma trajetória de crescimento moderado, ainda que esse movimento não seja linear, com retração em um mês e alta no próximo. "A trajetória é ascendente", disse o ministro, que, no momento, vai manter suas estimativas para o crescimento do ano, mesmo com um crescimento acima do esperado no segundo trimestre. "Vamos aguardar para ver crescimento de julho, agosto setembro para termos posição mais firme".

Perguntado sobre o porquê de ter "errado" a projeção para o PIB do segundo trimestre, Mantega disse se considerar um "conservador". "Prefiro errar para menos do que para mais". No entanto, ele destacou que a estimativa de 0,8% que havia comentado na semana anterior foi coletada no Focus, o boletim do Banco Central que coleta projeções junto a cerca de cem analistas do mercado.

Para Mantega, a partir de 2014, a economia brasileira deve voltar a crescer no ritmo médio anual perto de 4% verificado entre os anos de 2003 a 2012.

Mantega ressaltou ainda o ritmo de crescimento anualizado da economia. que indicaria crescimento de 6% em termos baseado no resultado do segundo trimestre deste ano. Segundo o ministro, foi um avanço de "qualidade".

Este avanço, ressaltou, só foi menor do que da China, que cresceu 7,9% nesta comparação, mas superou o de outros Brics, como Índia (4,6%), África do Sul (3%) e Rússia (1%). Segundo Mantega, o crescimento da indústria (2,0%), dos serviços (0,8%) e do setor agropecuário (3,9), ao lado da recuperação dos investimentos, que avançaram 3,6% no segundo trimestre, comprovam uma maior qualidade do crescimento da economia.

O aumento dos investimentos, diz Mantega, sinaliza que a indústria está se modernizando e aumentando sua produtividade.

No caso do consumo das famílias, que avançou apenas 0,3% no trimestre, o minitro avaliou o desempenho como "moderado", mas indicou que deve avançar nos próximos meses. "Ainda que maior do que no primeiro tri, é um crescimento menor do que em termos históricos".

Mantega ainda ressaltou que o IBGE revisou os números do terceiro e do quarto trimestres do ano passado, o que mostrou que "já no segundo semestre do ano passado, tínhamos crescimento razoável, o que teve continuidade neste ano".

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/3253594/pib-mostra-que-estamos-em-rota-de-recuperacao-economica-diz-mantega#ixzz2dT22yIOG

Compartilhe: