Sep

19

Poluição inalada em São Paulo equivale a fumar quatro cigarros por dia

Sophia-Silva

Na cidade de São Paulo, os carros são responsáveis por 90% da poluição do ar. O problema cresce junto com o tamanho da frota. Já são mais de 7 milhões de veículos na capital paulista. Quando circulam pelas ruas da cidade, ou pior, quando ficam parados nos congestionamentos, eles emitem poluentes e partículas bem finas, que ficam suspensas na atmosfera, que a população acaba respirando.

poluição presente no ar da capital paulista e inalada por quem mora na cidade equivale a fumar quatro cigarros por dia. “A poluição reproduz em pequena escala o que o cigarro faz em grande escala. Todas as doenças associadas ao tabagismo acontecem em uma escala menor por efeito da poluição. A diferença é que o tabagismo eu posso escolher, a poluição não. Eu sou obrigado a conviver com ela. Isso afronta o direito da pessoa garantir a sua saúde”, afirma o médico e professor de medicina da Universidade de São Paulo, Paulo Saldiva

Por mais que o tempo que os moradores passam no trânsito pareça um atraso de vida, a real questão é que o ar a que elas estão expostas é nocivo para a saúde e pode desencadear uma série de doenças como Alzheimer, Parkinson ou problemas de infertilidade.

Os casos de mortes prematuras, por exemplo, superam os óbitos causados pela AIDS, tuberculose e H1N1. Uma simples conta nos permite concluir que é como se um morador de São Paulo fumasse obrigatoriamente 1460 cigarros por ano.

Todos esses números e alguns outros podem ser conferidos nos vídeos do projeto “São Paulo Merece Um Ar Mais Limpo”. O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas para que elas possam mudar essa situação e desfrutar de uma vida mais saudável.

Compartilhe: