A Casa D`Agua - Urbanismo

Sep

30

Urbanismo

Projeto de Wilkinson Eyre para jardins e estufas refrigeradas em Cingapura ganha o RIBA Lubetkin Prize 2013

Além desta premiação, na mesma noite, foram anunciados os vencedores dos prêmios Stephen Lawrence Prize, RIBA Stirling Prize 2013 e RIBA Manser Medal

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

27/Setembro/2013

Divulgação

 

O Royal Institute of British Architects (RIBA) divulgou na última quinta-feira (26) o vencedor do RIBA Lubetkin Prize 2013, prêmio entregue ao melhor edifício fora do Reino Unido projetado por um membro do instituto. Nesta edição, ganhou o complexo Gardens by the Bay, do escritório Wilkinson Eyre.

Localizado ao longo da Marina Bay, em Cingapura, o empreendimento de 54 hectares compreende três jardins em estufas - Bay South, Bay East e Bay Central. As estufas climatizadas de vidro e o aço trazem os climas e plantas das regiões do Mediterrâneo e de florestas de altitude para o país tropical. Os espaços adotam o formato de arcos para potencializar a entrada de luz.

O complexo ainda abriga as Supertrees, que são jardins verticais de 25 a 50 metros de altura. Elas servem como motores ambientais para os conservatórios e centro de energia, pois possuem coletores fotovoltaicos, captação de águas pluviais e dutos de ventilação.

O presidente da entidade e uns do jurado da competição, Stephen Hodder, disse "o que o escritório Wilkinson Eyre tem feito em Cingapura é muito impressionante, já que as plantas são refrigeradas em um clima subtropical. Estou muito contente de premiar o Wilkinson Eyre com o Lubetkin Prize de 2013."

Além desta premiação, também foram anunciados os vencedores dos prêmios Stephen Lawrence Prize, RIBA Stirling Prize 2013 e RIBA Manser Medal. Nestes concursos, os projetos vencedores foram o berçário em Montpelier, projetado por AY Architects, a restauração da Astley Castle pelo escritório Witherford Watson Mann Architects e a proposta do Carl Turner Architects para a Slip House, respectivamente.

Compartilhe: