Oct

11

Arquitetos

PINI e Universidade de Sorocaba lançam o primeiro concurso para estudantes de arquitetura AU em Rede/Uniso

Alunos foram desafiados a apresentar ideias para melhor convivência entre as construções e o espaço urbano. Projetos devem ser inscritos pelo site AU em Rede

Da Redação

A PINI e Universidade de Sorocaba (Uniso) lançaram ontem (09) o primeiro concurso AU em Rede/Uniso para estudantes de arquitetura. O tema escolhido pela coordenação do curso é: "Lugares conversáveis", inspirado em dois textos, de Lineu Castelo e Marcelo Ferraz, que falam do efeito da arquitetura e do urbanismo nas pessoas e nas comunidades.

Os alunos regularmente matriculados e que estejam cursando no mínimo o segundo semestre de arquitetura e urbanismo na Uniso poderão inscrever projetos individuais ou em grupos em quatro categorias: Estudos e Pequenos Espaços; O Edifício e a Paisagem; O Bairro e a Cidade; e Parques Urbanos. O autor individual ou grupo vencedor do melhor trabalho ganhará um tablet Sansung Galaxy, e os demais vencedores em cada categoria ganharão uma assinatura digital anual da revista aU.

"Queremos que os alunos reflitam e exercitem sua capacidade criativa para propor espaços mais humanizados, independentemente da escala e do local inseridos. Queremos que eles ofereçam propostas de qualidade arquitetural mas, sobretudo, capazes de alimentar o convívio social", diz o professor Luiz Nunes, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo e idealizador do concurso.

O lançamento do concurso aconteceu no auditório F do campus de Sorocaba, dentro da programação do Semanão Uniso de Arquitetura, que foi precedido por um debate sobre concursos de arquitetura com as presenças do presidente do IAB da seção Sorocaba, do escritório de arquitetura Figueroa.Arq e do presidente do CAU/SP.

A programação da manhã contou ainda com uma palestra do arquiteto Victor Sardenberg, do escritório SuBDv, com o título "Da Morfogênese à Morfografia -  Processos Computacionais de Projeto. Victor é um jovem arquiteto formado pelo Mackenzie e que desenvolve atividades que relacionam artes, instalações, arquitetura e computação. A partir de uma programação de matrizes algorítimicas, Victor mostra como os processos computacionais podem propor formas otimizadas de alto desempenho térmico, acústico e ambiental. "Em vez de soluções a partir de formas, a arquitetura pode hoje ser precedida por conceitos de desempenho propostos virtualmente", diz Victor, que estreia ainda neste mês o blog "Arquitetura avançadas", juntamente com o arquiteto Afonso Orciuoli, também especialista em sistemas virtuais de modelagem arquitetônica. Para acessar o regulamento do concurso, clique aqui.

AU Educação
O diretor de redação da PINI, Paulo Kiss, aproveitou a ocasião para divulgar o novo conteúdo editorial da revista AU. A partir de outubro, a revista AU traz mensalmente um caderno de educação com conteúdos voltados ao apoio didático em sala de aula. Os professores terão no site da AU uma área exclusiva para fazer download de projetos, plantas e textos para uso em atividades de aula.

O caderno AU Educação conta com quatro conteúdos principais em forma de seções: Aulas de Projeto, que amplia informações de um projeto publicado na própria edição; História em Detalhe, com comentários de um projeto consagrado feitos por um arquiteto convidado; Material Escolar, que mostra como é o ensino de arquitetura nas principais escolas do mundo; e Plano de Aula, no qual diferentes professores apresentam seu planejamento de curso. A seção Documento, que é um dos principais eixos da revista, também foi reformulada e incluída no caderno, com mais fotos e desenhos. Veja os novos conteúdos na nota.

 

Compartilhe: