Oct

14

Apple constrói maquete detalhada da sua nova sede futurista

Dai Sugano

A Apple construiu uma maquete em três dimensões do projeto de sua nova sede, em formato de espaçonave e idealizada pelo próprio Steve Jobs. Projetada em círculo com diversos edifícios satélite, o novo campus da empresa vai abrigar 14,2 mil funcionários da Apple, cinco vezes mais do que cabem na sede atual.

O projeto começou em 2011, e a construção deveria começar em 2012. Mas devido a alguns atrasos – comuns em obras deste porte -, o início foi adiado para 2014. A mudança para a nova sede, no entanto, só deve ocorrer em 2016.

A área em que será construído o novo campus pertenceu à HP. O edifício é tão importante para a empresa que Steve Jobs foi pessoalmente a uma reunião no Conselho da Cidade de Cupertino. A proposta da Apple inclui um escritório e um prédio de pesquisa e desenvolvimento que, no total, terão 260 mil m². O projeto prevê um auditório de 1 mil assentos, um centro de fitness e 27 mil m² de área de pesquisa, usina de energia e estacionamento subterrâneo.

Dai Sugano

É provável, no entanto, que o projeto saia bem caro. Estimado inicialmente em US$ 3 bilhões, o custo subiu para US$ 5 bilhões na conta dos analistas ouvidos pela Business Week.

Os maiores custos residem na qualidade do material escolhido para tornar realidade o projeto mastodôntico imaginado por Steve Jobs. “Como acontece com todos os produtos da Apple, Jobs não queria remendas; paredes, chão e teto devem ser polidos para dar um aspecto sobrenatural de suavidade, diz o site.

Dai Sugano

Compartilhe: