Oct

17

Assinado por Jaime Lerner, projeto de revitalização da orla de Porto Alegre é criticado em audiência pública

Depois das críticas na Câmara de Vereadores, arquiteto admite rever alguns pontos do projeto

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre

O projeto de revitalização da orla do Guaíba, no Rio Grande do Sul, foi apresentado na noite da última segunda-feira (14) em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Com o plenário lotado, o arquiteto Jaime Lerner apresentou uma projeção com imagens do projeto, perspectivas e alguns desenhos técnicos da proposta. O projeto modifica a orla do Guaíba entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

A proposta de Lerner, que está em discussão há dois anos e meio, prevê a construção de um parque, um terminal turístico de barcos de passeio, um calçadão, uma ciclovia e quiosques no local. O departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) discorda da proposta.

Para Holzmann, a população não foi questionada sobre "a duplicação de avenidas, a construção de novos viadutos e outras obras de vulto que fazem parte desse processo. A proposta não veio à discussão pública e as obras foram iniciadas sem que a população tenha tido a oportunidade de discuti-las", Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB-RS. Além disso, o executivo destaca que o projeto não passou por concurso.

Após críticas, arquiteto responsável admite rever alguns pontos do projeto. Por sua vez, Thiago Duarte, presidente da Câmara de Vereadores do Rio Grande do Sul, encerrou a reunião encaminhando a solicitação do projeto completo para avaliação pública na Câmara de Vereadores.

Leia mais:
Jaime Lerner apresenta projeto de revitalização da orla do rio Guaíba, em Porto Alegre

 

Compartilhe: