A Casa D`Agua - Atividade da indústria paulista cresce 1,3% em setembro, diz Fiesp

Oct

31

Atividade da indústria paulista cresce 1,3% em setembro, diz Fiesp

Fonte: Valor Econômico 
 

A atividade da indústria paulista cresceu 1,3% em setembro, na comparação com agosto, com ajuste sazonal, revelou, nesta quarta-feira, 30, o Indicador de Nível de Atividade (INA), divulgado pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

No acumulado em 12 meses, o desempenho da indústria do Estado cresceu 2,6%. Já na leitura de janeiro a setembro, a atividade industrial ascendeu 3,4%, mas essa variação positiva deve recuar 2,5% até o final do ano, de acordo com Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp. “A previsão para o final do ano não nos dá uma perspectiva de melhora para o último trimestre de 2013”, afirma, em nota. Segundo ele, a expansão de 2,5% é moderada e não recupera a queda de 2012.

Ainda, na avaliação de Francini, o pior momento para a indústria foi observado no final do primeiro semestre de 2012, período seguido de “certa recuperação”. Ao longo de 2013, no entanto, a indústria não exibiu um comportamento de retomada sólida.

Setores

O desempenho positivo do INA em setembro foi puxado principalmente pelo setor de veículos automotores, que registrou crescimento de 8,8% em setembro contra agosto, na leitura com ajuste sazonal.

De acordo com Francini, a expansão é influenciada pelo dissídio dos metalúrgicos do setor, que geralmente ocorre em setembro no interior do Estado, por conta disso, “as fábricas se preocupam em aumentar sua produção para eventualmente fazer frente a uma paralisação ou algo do gênero”.

Já a indústria de produtos farmacêuticos registrou atividade estável em setembro, ante agosto, mas cedeu no acumulado de 12 meses com taxa negativa de 6,2%, e na leitura de janeiro a setembro, com queda de 8,8%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Importados

grande volume de importados respondeu por essa queda na produção paulista, de acordo com a Fiesp. Segundo o Coeficiente de Exportação e Importação da Fiesp, a fatia de produtos importados no setor cresceu de 28,3% no segundo trimestre de 2012 para 35,6% no mesmo período em 2013.

Capacidade

A Fiesp ainda informou que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria paulista ficou em 81,4% em setembro, ante 81% em agosto, com ajuste sazonal. Sem ajuste, o Nuci saiu de 82,5% para 82,4%.

Confiança em baixa

A percepção geral dos empresários com relação ao cenário econômico no mês de outubro, medida pelo Sensor Fiesp, (cujo dado sempre refere-se ao mês corrente da divulgação) piorou para 49,3 pontos contra 51,8 pontos em setembro. Para Francini, a piora é significativa.

A Fiesp informou ainda que o componente de estoque ficou em 43,7 pontos em outubro ante 49,7 pontos em setembro.

Piorou também a percepção quanto ao emprego, que passou de 51,7 em setembro para 49 pontos no mês corrente. Mas o componente investimento subiu para 55,9 pontos em outubro contra 52,2 pontos no mês anterior.

O total de horas pagas na indústria paulista cresceu 0,8% em setembro, ante agosto, na série com ajuste sazonal, enquanto as horas médias trabalhadas na produção cresceram 1,3% na mesma comparação.

Fonte:http://www.valor.com.br/brasil/3322326/atividade-da-industria-paulista-cresce-13-em-setembro-diz-fiesp#ixzz2jEKGPFFg

Compartilhe: