Aug
02
Governo de São Paulo assina contrato para implantação de monotrilho
Estações terão arquitetura padronizada, construída a partir de módulos básicosMauricio Lima |
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Um mês após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) cassar a liminar que impedia a assinatura de contrato para a construção da futura linha 17 do Metrô de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin assinou no último sábado (30) o contrato para a implantação da linha de monotrilho que ligará a estação do metrô São Paulo-Morumbi (linha 4), estação de trem Morumbi (linha 9) e a estação metrô Jabaquara (linha 1), passando pelo aeroporto de Congonhas, na zona Sul da cidade.
A construção ficará a cargo do consórcio Monotrilho Integração, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE. Com 18 estações e 17,9 km de extensão, a obra custará R$ 3,1 bilhões, com recursos provenientes dos governos do Estado, do Município e empréstimo do Governo Federal via Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A linha 17 deverá entrar totalmente em operação no início de 2015. O primeiro trecho a ser construído será o que ligará a estação Morumbi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao aeroporto de Congonhas.
Toda a linha será construída em via elevada, com estruturas pré-moldadas de concreto, que serão instaladas em grande parte nos canteiros centrais das vias. O Governo afirma que o trem ficará a uma altura entre 12 m e 15 m do chão, dependendo do trecho. Segundo o metrô, a cada três estações haverá um prédio de oito pavimentos para abrigar salas operacionais e para a manutenção do sistema. O acesso às estações, em alguns casos, poderá ser feito somente por um lado da rua. Para chegar às plataformas de embarque, o passageiro cruzará uma passarela até um mezanino que dá acesso às plataformas. Os mezaninos e as plataformas terão as fachadas em vidro, assim como as passarelas de acesso. De acordo com o projeto aprovado, todas as estações terão projeto de arquitetura definido pelo metrô, com poucas variações tipológicas. O projeto prevê também um "corredor verde" sob a linha, com trabalho paisagístico. Haverá ainda enterramento das fiações aéreas e nova iluminação por onde passar o elevado do monotrilho. Todas as estações deverão contar também com bicicletários.
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