Jan

21

Telhados verdes passam a ser obrigatórios em edifícios de grande porte no Recife

Marcelo Scandaroli

A Prefeitura de Recife, em Pernambuco, anunciou na última sexta-feira (16) a criação de novas diretrizes de compensação para construções no entorno de praças e parques e para a implantação de telhados verdes nos edifícios. As iniciativas já foram aprovadas pela Câmara Municipal e publicadas no Diário Oficial do Município.

O objetivo da lei do telhado verde é promover, por meio da implantação de coberturas vegetais em edificações de grande porte, a diminuição das ilhas de calor, que concentram altas temperaturas, transformando dióxido de carbono (CO2) em oxigênio (O2). Além da cobertura vegetal, a lei prevê que os projetos devem contemplar a construção de reservatórios de acúmulo e retardo das águas pluviais, que cumprirão a função de auxiliar na microdrenagem da cidade.

Já a lei que define as novas diretrizes de compensação para construções no entorno de praças e parques visa à criação de faixas de amenização ambiental de dois metros de comprimento na frente dos terrenos dos empreendimentos localizados no entorno de praças e parques com tamanho acima de 600 m², ou em ruas que levem a eles. O aumento do espaço destinado a áreas verdes e o maior plantio de árvores também estão previstos para as construções nos arredores das praças e parques em até 10%, sendo que o raio de proteção varia de acordo com a dimensão do espaço verde e vai de 50 a 100 metros.

Os projetos urbanísticos aprovados depois do dia 13 de janeiro já estão sujeitos às novas normas.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: