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Mecanismo inédito para redução de ruÃdos e vibração é adotado nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
O Consórcio Rio Barra, responsável por parte da construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, adotou pela primeira vez na América Latina o Hand Time Det (HTD), mecanismo que reduz os ruídos e vibrações durante escavações em rocha. Usado como acessório para o método New Austrian Tunneling Method (NATM), o equipamento substitui o cordel detonante, diminuindo os efeitos de deslocamento do ar e causando menor sensação de vibração no local das obras.
O HTD é colocado em cada um dos furos na rocha antes dos explosivos. Com o acionamento, as minas são detonadas com espaços de 17, 25 e 42 milissegundos, garantindo uma sequência de impactos menores do que o cordel, que detona os explosivos de uma só vez. Em termos de desempenho, o HTD mantém o mesmo desmonte de rocha, com a mesma fragmentação, segundo o consórcio.
O equipamento está sendo utilizado nas escavações dos túneis e da caverna de 220 metros de extensão no bairro do Alto Leblon, na zona Sul carioca. Neste ponto, a seção do túnel terá 12 metros de altura e será escavada com auxílio do Tunnel Boring Machine (TBM), conhecido como Tatuzão. O equipamento irá ligar o túnel no trecho Ipanema-Leblon às galerias escavadas pelo método NATM na Barra da Tijuca.
Ainda de acordo com o consórcio construtor, os imóveis da área de influência das escavações estão sendo monitorados permanentemente para garantir a segurança das edificações. Os prédios recebem pinos de recalque e clinômetros que viabilizam o acompanhamento do comportamento das estruturas antes e durante as obras. Com as medições, é possível ainda certificar que as vibrações e ruídos emitidos estão de acordo com as normas nacionais e internacionais.
Fonte: Piniweb
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