A Casa D`Agua - Estacas metálicas começam a ser instaladas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para as Olimpíadas

Mar

23

Estacas metálicas começam a ser instaladas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para as Olimpíadas

 
Foram iniciadas as obras de adequação da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para as competições de remo e canoagem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Estão sendo fixadas no fundo da lagoa 99 estacas em forma de H para viabilizar a instalação de raias. O projeto orçado em R$ 14 milhões também prevê a construção de uma nova torre de chegada, a reforma da garagem de barcos e a implantação de novas estruturas flutuantes.
 
Os suportes metálicos são fixados a três metros abaixo do espelho d'água da lagoa, com o objetivo de esticar e alinhar as raias e servir de suporte para as duas torres de dois andares que abrigarão o centro de cronometragem e o de transmissão. Além da raia de competição, serão montadas duas menores de aquecimento e de treinamento. Já a nova torre de chegada terá quatro andares no modo competição e fachada coberta por placas de vidro.
 
De acordo com o subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira, a metodologia construtiva com estacas definitivas de metais foi escolhida para permitir que a infraestrutura fique à disposição para que sempre que houver um evento, os sistemas de transmissão e cronometragem possam ser novamente conectados.
 
Paralelamente às obras, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Comitê Olímpico Rio 2016 estudam a construção de uma arquibancada temporária para quatro mil pessoas sobre a lagoa. O empreendimento de R$ 36 milhões foi desenvolvido pelo escritório BCMF Arquitetos em 2008 e consiste em uma estrutura com 15 metros de altura e 250 metros de comprimento sobre uma plataforma flutuante de 175 metros de extensão.
 
Fonte: Piniweb

Compartilhe: