Sep
08
Imóveis de até 45 m² lideram expansão nos lançamentos em SP
Fonte: Folha de S. Paulo
Os imóveis compactos vêm ganhando importância no mercado imobiliário e lideram a expansão no número de lançamentos na capital paulista em cinco anos, impulsionados pela valorização dos terrenos, informa reportagem de Mariana Sallowicz e Tatiana Resende para a Folha.
Morar em áreas centrais significa, cada vez mais, abrir mão de espaço. As unidades novas de até 45 m² postas à venda de janeiro a julho deste ano (1.598) tiveram alta de 72,0% na comparação com igual período em 2007, antes do agravamento da crise.
Na média geral, o acréscimo no total de lançamentos foi de apenas 4,8%, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Geoimovel a pedido da Folha.
Sgundo Celso Amaral, diretor da Geoimovel, a região que tem concentrado esses apartamentos é o Centro, em bairros como Bela Vista, Santa Cecília, Consolação e Liberdade. "Há ainda lançamentos dessas unidades, mas com 'arquitetura sofisticada', em locais como Jardins, Brooklin e Moema", afirma.
Para João da Rocha Lima Jr., professor titular de "real estate", núcleo da Poli/USP, o mercado "vive um momento de readequação", em que as empresas oferecem produtos mais compactos a um público que antes podia comprar apartamentos maiores.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress | ||
Para valorizar "compacto", construtora aposta em planta flexível
Para driblar os espaços cada vez menores, a customização dos apartamentos ganha mercado no setor imobiliário. Algumas construtoras oferecem aos clientes a possibilidade de escolher, por exemplo, ter só um quarto em vez de dois para ampliar a sala ou ter uma cozinha americana no lugar da convencional.
A construtora MaxHaus surgiu em 2007 com essa proposta. Os imóveis têm tamanho único de 70 m² e apenas o banheiro é entregue com espaço já delimitado. Os demais cômodos e as metragens são definidas pelo futuro morador. Quem preferir pode ainda comprar outras unidades e juntar os espaços.
"Há consumidores que compararam o imóvel de 70 m² com um de 90 m² e preferiram o menor. O outro tinha quarto de empregada ou cômodos que não seriam usados e deixam os espaços menos aproveitáveis", afirma a diretora de marketing da empresa, Luana Rizzi.
A construtora Even também investiu no conceito e criou um departamento voltado ao segmento, chamado de "Excluseven". "Há uma tendência clara de personalização. Hoje, a maioria das unidades que entregamos tem alguma modificação", afirma João Azevedo, diretor-executivo de incorporação da Even.
Leia a reportagem completa na edição desta terça-feira da Folha.
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