Aug

18

Mulheres recebem os maiores salários da construção civil

 

Pesquisas mostraram ascensão feminina não só na remuneração como também no volume de contratações


Romário Ferreira, da revista Construção Mercado
 

 

Marcelo Scandaroli
Taxa de crescimento de empregos das mulheres foi superior a dos dos homens em 14 Estados
Segundo pesquisas do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho da construção civil. Os resultados foram divulgados durante o 83º Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção), realizado entre 10 e 12 de agosto em São Paulo.

De acordo com a pesquisa Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do MTE, em 2010 a taxa de crescimento de empregos das mulheres foi superior a dos homens em 14 Estados, com destaque para Roraima, Acre, Amapá, Paraíba e Tocantins. "Temos percebido em nossas pesquisas a importância e a grandeza da mulher nas obras brasileiras", disse Maria Emília Piccinini Veras, coordenadora geral de estatísticas do trabalho do MTE.


Divulgação
Evolução do emprego no setor da construção civil, segundo gênero, no 1° semestre de 2011


Os setores da construção que apresentaram maiores taxas de crescimento do emprego das mulheres foram: técnicos em segurança do trabalho (43,26%) e administradores (42,56%). Com relação à remuneração, a pesquisa apontou que a mulher foi melhor remunerada em 18 Estados no ano de 2010, embora elas representem apenas 8% do volume de trabalhadores na construção civil.

Divulgação
Ranking da remuneração média no setor da construção civil, em reais, por unidade da Federação e Gênero em 31 de dezembro de 2010


A pesquisa Rais, do período de 2000 a 2010, revelou que o emprego no Brasil cresceu 68,02%, equivalente ao aumento de 17,8 milhões de postos de trabalho. O setor mais dinâmico foi o da construção civil, que apresentou crescimento de 129,22%.

 

 

Divulgação
Evolução do emprego formal na construção civil nos primeiros semestres de 2002 a 2010 com ajustes, segundo o Caged

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/carreira-exercicio-profissional-entidades/mulheres-recebem-os-maiores-salarios-na-construcao-civil-226918-1.asp

Compartilhe: