Jan

23

Transporte público deixa de atender necessidade de 61% da população, revela Ipea

 

Fonte: EcoDesenvolvimento.org



Uma pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada nesta quinta-feira, 19 de janeiro, peloInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 61% dos habitantes das grandes cidades não conseguem ser atendidos sempre que precisam pelo transporte público.

Para a realização desta pesquisa foram distribuídos 1596 questionários na região Sudeste, 1057 na região Nordeste, 507 na região Sul, 300 na região Norte e 271 na região Centro-Oeste. Ao todo, 3.781 pessoas maiores de 18 anos foram entrevistadas em 212 municípios, um acréscimo de mil entrevistas em relação à edição de 2010.

De acordo com o levantamento, 48% das pessoas de municípios acima de 100 mil habitantes afirmaram ter dificuldades para se deslocar com facilidade por toda a cidade. Para 41% das pessoas que moram em cidades grandes como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, o transporte público é ruim ou muito ruim.

Metade da população das grandes cidades aponta ser "muito difícil" ou "difícil" encaminhar uma reclamação ou denúncia em relação aos serviços prestados pelo transporte público urbano.

Nas grandes cidades, 75% da população relata que o ponto, terminal ou estação estão "perto" ou "muito perto" de sua residência.

Compartilhe: