A Casa D`Agua - Estádio de Pituaçu, em Salvador, terá sistema de placas fotovoltaicas

Apr

04

Estádio de Pituaçu, em Salvador, terá sistema de placas fotovoltaicas

Em fase final de testes, sistema estará em funcionamento em 2013 e vai gerar 630 MWh por ano.

 

O estádio de Pituaçu, em Salvador, candidato a campo oficial de treinamento (COTs) durante a Copa do Mundo, vai inaugurar um sistema de placas fotovoltaicas. O projeto, desenvolvido pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), está em fase final de testes e estará em funcionamento em 2013.

Orçado em R$ 5,5 milhões, o sistema terá 1,7 mil módulos de painéis de captação de raios solares que vão gerar capacidade de 630 MWh por ano. Segundo a Coelba, o estádio baiano consome 360 MWh por ano. O restante da energia será usado por repartições do governo baiano, responsável por 30% do investimento. 

A energia excedente não será armazenada. Ela será distribuída automaticamente para a rede de distribuição da Coelba, por meio das três subestações instaladas no bairro de Pituaçu. Os painéis solares estarão nas coberturas das arquibancadas, dos vestiários e de parte do estacionamento. No total, ocuparão uma área total de 6 mil m².

O Pituaçu é usado pelo Bahia desde janeiro de 2009. O clube deixou de jogar na Fonte Nova após a interdição do local, em novembro de 2007, quando parte da arquibancada desabou matando sete torcedores. O estádio foi demolido em agosto de 2010. A Arena Fonte Nova, que será palco de seis jogos do Mundial, não terá painéis de energia solar pois não apresenta condições na estrutura.

Fonte:http://www.portal2014.org.br/noticias/9526/ESTADIO+DE+PITUACU+EM+SALVADOR+TERA+SISTEMA+DE+PLACAS+FOTOVOLTAICAS.html

Compartilhe: