A Casa D`Agua - Lactec pode ser primeira instituição avaliadora da construção civil na região Sul

Apr

23

Lactec pode ser primeira instituição avaliadora da construção civil na região Sul

Fonte: Agência de Notícias do Paraná



O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) poderá se tornar a primeira Instituição Técnica Avaliadora (ITA) do Sul do Brasil. A idéia – discutida esta semana durante um seminário em Curitiba – é habilitar a instituição para analisar o desempenho de produtos, novos métodos e técnicas da construção civil, o que beneficiaria especialmente a habitação de interesse social no Estado. 

Reivindicada por orgãos e entidades ligados à construção civil, a criação de uma ITA na região Sul permitiria uma expansão significativa no atendimento do setor. Atualmente existem apenas sete instituições habilitadas no Brasil, nenhuma delas no Sul. O assunto ganha importância ainda maior porque em março de 2013 entra em vigor a uma nova norma regulamentadora da construção civil. Com as mudanças propostas pela NBR 15575, haverá aumento na demanda por serviços prestados pelas ITAs. 

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, participou do seminário e disse que a habilitação do Lactec como Instituição Técnica Avaliadora seria um passo importante para a utilização de métodos alternativos na construção de casas populares. “Em outros países é muito comum o uso de novas técnicas de construção civil, levantando casas resistentes e com rapidez. Precisamos quebrar preconceitos e aderir a essas tecnologias aqui no Brasil”, afirmou. 

Segundo dados apresentados pelo vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Rodrigues Martins, até 2005, a construção civil empregava cerca de 1,3 milhões de funcionários com carteira assinada. Entre 2006 e 2011, esse número saltou para 3 milhões, o que reflete o crescimento do setor. 

“Hoje, 50% de todos os investimentos de capital realizados no Brasil estão voltados à construção civil”, afirma Martins. Programas de habitação, como o Minha Casa Minha Vida, e de infraestrutura, como o PAC e as obras para a Copa do Mundo de 2014, impulsionam esses números. 

“A certificação das edificações representa mais segurança e qualidade das obras que entregamos à sociedade,” diz Normando Antônio Baú, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR). “Quanto mais tecnologia empregarmos na construção civil, mais sustentáveis e mais industrializados os projetos se tornarão; haverá menos desperdício e geração de resíduos.”

Fonte:www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php

Compartilhe: