Aug

27

Foster + Partners projeta novos prédios para a Universidade de Turim, na Itália

Com capacidade para cinco mil alunos, os dois edifícios formam um complexo triangular, com uma praça ao centro

Foi inaugurado na Universidade de Turim, na Itália, um novo complexo projetado por Foster + Partners. Os dois edifícios formam um complexo triangular, com uma praça ao centro, para abrigar cerca de cinco mil alunos dos cursos de direito e de ciência política da universidade.

Divulgação

Os prédios são interligados por uma única cobertura e a fachada adota predominantemente vidro e metal tratado. O complexo tem quase 45 mil m².

A biblioteca está localizada no extremo norte do empreendimento, enquanto as faculdades no extremo sul - cada uma tem sua própria entrada pelo pátio central. O piso térreo acomodará a circulação e os espaços sociais e os outros níveis, mais silenciosos, as salas de aula. No terraço, haverá um jardim que pode ser usado como área de estudo. O complexo ainda possui um auditório de 500 lugares, que pode ser dividido em dois, com 250 assentos em cada lado.

A proposta possui algumas medidas visando a sustentabilidade. Entre elas, estão: sistema de refrigeração passiva, sistemas inteligentes de aquecimento e ladrilhos do tipo fotocatalíticos, usados para neutralizar os poluentes. Com estes sistemas, o complexo gasta 20% menos de energia do que os edifícios convencionais.

Além da construção das novas estruturas, Foster + Partners os prédios dos outros cursos da universidade receberam novos espaços para alunos e cafés.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Compartilhe: