Sep

02

Memória de cristal pode armazenar 360 TB de dados por mais de 1 milhão de anos

euvapparatus5_hi

Estudiosos da Universidade de Southampton, no Reino Unido, divulgaram nesta semana a criação da “MemóriaSuperman“, um sistema de armazenamento de arquivos com cinco dimensões, através de laser Femtosecond (tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos).

O experimento abre um novo “leque” de possibilidades em se tratando de capacidade de armazenamento em mídia óptica, possibilitando atingir 360TB, mantendo a integridade dos dados em uma temperatura de até 1000°C, além de possibilitar o armazenamento por tempo ilimitado.

O projeto recebeu o apelido do super-herói pelo fato de utilizar uma espécie de vidro com nanoestruturas. Trata-se da “recriação” da famosa tecnologia baseada em cristais de memória utilizada em filmes da série “Superman”.

OS cientistas afirmam que a informação é gravada em cinco dimensões. Isto deve-se a facto do processo utilizar o tamanho e orientação, em adição à posição tridimensional desta nanoestrutura.

5d-nanostructured-glass-optical-memory.si

Para demonstra a tecnologia, foi gravado, com sucesso, em 5D, 300kb de dados. A gravação foi feita através de um laser ultrarrápido, que emite pulsos de luz extremamente curtos e intensos. Os dados foram escritos em três camadas de pontos nanoestruturados, separados por cinco micrômetros (um milionésimo de metro).

De acordo com Jingyu Zhang, principal investigador deste projeto no Centos de Pesquisa Optoelectrónica (ORC) da Universidade de Southampton, em conjunto com Eindhoven University of Technology:

“Estamos a desenvolver uma forma, muito estável e segura, de memória portátil utilizando vidro, que poderá ser muito útil para organizações que dispõem de arquivos grandes. De momento, as empresas necessitam de fazer backups, dos seus arquivos, a cada cinco ou dez anos, porque a memória do disco rígido tem uma vida útil relativamente curta.”

“Os museus que querem preservar informação ou lugares como arquivos nacionais, onde têm um grande número de documentos, poderão realmente beneficiar.”

De acordo com a equipe de criadores da “Memória Superman”, ela pode “armazenar uma vasta quantidade de arquivos por mais de um milhão de anos”.

5D_optical_memory_610x423

Fonte: Cnet

Compartilhe: