Sep
06
Infraestrutura
Veja o vídeo de projeto definitivo do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá, em São Paulo
Estrutura de 762 metros de extensão será composta por seis módulos de concreto pré-moldado. Obras devem ser iniciadas no segundo semestre de 2014
Rodrigo Louzas
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou na última terça-feira (3) o projeto definitivo para a construção do túnel submerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral Sul do estado. O empreendimento, que será construído em 36 meses, está orçado em R$ 2,4 bilhão, incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriações e reassentamentos.
O túnel terá profundidade mínima de 21 metros, 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos. Serão três faixas de rolagem por sentido e um espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem para veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A montagem dos seis módulos de concreto pré-moldado que vão compor o túnel será feita em uma doca seca localizada no Guarujá. Após sua finalização, os módulos serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. A partir daí cada elemento vai ser encaixado e fixado aos anteriores, formando o túnel.
A empresa de Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), que será responsável pelo gerenciamento do túnel, recebeu a consultoria da empresa holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por projetos similares em vários países.
Quando pronto, o túnel permitirá que a ligação entre os bairros de Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá, seja feita em dois minutos, segundo estimativas do Governo de São Paulo. Atualmente, essa ligação é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa. A demanda atual na movimentação entre as áreas, em dias úteis, supera a 40 mil pessoas.
O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) do projeto já foi entregue à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Segundo a Dersa, a expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014 e a licença de instalação em julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras.
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