Sep
19
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Megatatuzão inicia perfuração de túnel de 4,3 km da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo
Equipamento de 10,58 metros de diâmetro perfurará de 12 a 15 metros por dia, retirando cerca de 4,3 mil toneladas de terra
O Governo do Estado de São Paulo anunciou na semana passada o início das atividades do Shields TBM (Tunnel Boring Machines), conhecido como "megatatuzão", que vai cavar a 27 metros de profundidade um dos túneis da Linha 5-Lilás do Metrô. O equipamento perfurará de 12 a 15 metros por dia entre as futuras estações Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
O megatatuzão, que já foi utilizado na perfuração dos túneis da Linha 4-Amarela, foi reformulado por conta do aumento do diâmetro da linha - de 9,41 metros na Linha 4 para 10,58 metros na Linha 5. A expectativa, segundo os engenheiros responsáveis, é de que o equipamento perfure de e escave uma extensão de mais de 4,8 km de túnel, instalando 3.241 anéis de concreto para sustentação.
O equipamento funciona em cinco etapas. Primeiramente, a roda de corte gira em torno de quatro vezes por minuto removendo, ao todo, 4,3 mil toneladas de terra por dia. Após esta etapa, na câmara de trabalho, o material escavado é submetido a uma força que equilibra a pressão do solo à frente da roda de corte. A terceira etapa consiste na retirada da terra por um enorme parafuso e depois por uma esteira. Já na quarta etapa, as placas de concreto chegam à frente por meio de trilhos e são erguidas pelo guincho que monta anéis de sustentação, que também apoiam o movimento dos cilindros. Por fim, 20 pares de cilindros hidráulicos empurram a máquina para frente, 1,5 metro de cada vez.
A estrutura também possui refeitório e cabine de enfermagem para os trabalhadores, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Cerca de 180 pessoas trabalham em sua operação, sendo 50 profissionais em cada turno, além de 30 operários de apoio.
O megatatuzão começou as suas atividades no Poço Bandeirantes, próximo ao local onde será instalada a estação Campo Belo. Segundo informações do governo, a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo terá 11,5 km de e será composta por 11 estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
O primeiro trecho deve ficar pronto em 2014, com a operação da estação Adolfo Pinheiro. Quando concluída, a linha deverá transportar mais de 780 mil pessoas por dia.
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