A Casa D`Agua - Equipamentos Públicos

Dec

02

Equipamentos Públicos

Dubai, nos Emirados Árabes, derrota São Paulo e sediará a Expo 2020

Projeto vencedor, elaborado pelos arquitetos do HOK, prevê a construção de cinco pavilhões conectados entre si

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

 

O Bureau Internacional de Exposições (BIE) escolheu Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como a cidade vencedora para sediar a Exposição Mundial em 2020, a Expo 2020, em um evento realizado na última quarta-feira (27), em Paris, na França. A cidade de São Paulo era uma das finalistas, mas foi excluída logo na primeira rodada, quando recebeu apenas 13 dos 164 votos.

Divulgação

O projeto de Dubai é intitulado de "Connecting Minds, Creating the Future" ("Conectando mentes, Criando o Futuro") e foi criado pelo escritório HOK. A proposta prevê a construção de cinco pavilhões: um no centro e quatro espalhados pela área do complexo.

O formato do empreendimento, segundo os arquitetos, faz referência aos "Souk", mercado tradicional das cidades árabes, que tem como principal preocupação proporcionar a integração entre os visitantes. Por esta razão, a proposta prevê a construção de uma série de plataformas subterrâneas que conectam os pavilhões com as instalações de apoio.

Além do formato peculiar, medidas sustentáveis serão implantadas no complexo. O teto das edificações terão painéis fotovoltaicos que segundo a previsão dos organizadores do evento terá a capacidade de gerar 50% da energia gasta durante o evento. Ao todo, serão gastos 7,5 bilhões de dólares.

O projeto de São Paulo, por sua vez, foi realizado pelo escritório alemão de arquitetura GMP Architekten. O empreendimento teria 160 mil m² e abrigaria a construção de um parque ecológico e edificações públicas destinadas à educação, saúde e cultura, além do centro de convenções. A proposta era construir o complexo em Pirituba.

Contrariando o que havia divulgado anteriormente, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, presente no evento, disse: "sem a força da Exposição, o projeto se torna mais difícil de ser financiado porque perde uma das fontes essenciais de financiamento: a bilhetagem da feira". Quando perguntado sobre a possível candidatura de São Paulo em outros eventos, o executivo preferiu não se pronunciar.

A exposição que apresenta produtos inovadores, tendências culturais, das ciências e do design, entre outros, tem duração de seis meses. Realizada pela primeira vez em Londres em 1851, a Expo já deixou a Torre Eiffel como principal legado da edição do evento em 1889.

Além da capital paulista e de Dubai, os outros finalistas da competição foram as cidades Ayutthaya, na Tailândia, Izmir, na Turquia e Ekaterinburg, na Rússia. O evento acontecerá entre os dias 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021. A expectativa de Dubai é receber 25 milhões de turistas durante a Expo. A próxima edição do evento acontecerá em 2015 em Milão, na Itália.

Compartilhe: