Apr

08

Edifícios com garagem estão cada vez mais valorizados no Rio de Janeiro

Quem mora em um condomínio com garagem pode se considerar uma pessoa de sorte. Com mais veículos circulando e menos vagas nas ruas devido a obras de infraestrutura ou de programas para aluguel de bicicletas, estacionar é tarefa complicada em alguns bairros da cidade. E a vantagem de ter o espaço reflete na valorização do imóvel, que chega a 20% sobre o valor da unidade.

Segundo levantamento do Sindicato da Habitação (Secovi Rio), com dados de oito bairros nas Zonas Norte e Sul, o custo do metro quadrado de um apartamento no Flamengo de dois quartos com garagem chega a ser 10% maior que o de um imóvel sem. O percentual pode atingir 20% no Leblon. No Méier e na Tijuca, os preços sobem 18% e 17,6%, respectivamente, quando o apartamento tem o benefício.

"Com a melhora na renda, a compra do carro se tornou realidade e prédios com mais de 50 anos não conseguem dar conta de tantos veículos. Sem contar que grandes estacionamentos deram lugar a outros edifícios. Todos estes fatores aumentam a disputa pelas vagas e contribuem para valorizar os imóveis que têm o espaço", explica Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio.

No Versailles, entregue recentemente pelo Grupo Avanço Aliados na Freguesia, todos os apartamentos e coberturas têm duas vagas de garagem. "É um diferencial, pois a maioria dos empreendimentos possui apenas uma vaga para apartamentos e duas para as coberturas", diz Sanderson Fernandes, diretor da empresa.

Na Ilha Pura, na Barra da Tijuca, além das vagas, cada edifício terá carregadores de carros elétricos para incentivar o uso desse tipo de automóvel. O novo bairro planejado já recebeu três condomínios em 2014.

Fonte: O Dia via CTE

Compartilhe: