Dec

12

Economia está crescendo mesmo com vento contrário, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o crescimento do consumo está mais “modesto” que o verificado nos investimentos

No entanto, ele lembrou que “o consumo varejista está indo bem nesse fim de ano e a inadimplência está caindo no setor”. Segundo o ministro, isso vai facilitar aumento do crédito para o varejo.

Mantega voltou a observar que o crédito para investimento é abundante, mas para consumo é escasso. Ele citou como exemplo a queda no financiamento para automóveis. 

Para o ministro, a economia brasileira está crescendo mesmo com duas "pernas mancas" - consumo arrefecido e crise internacional -, com “vento contrário”.  Nesse sentido, ele disse que o vento ficará a favor “com recuperação da economia internacional e quando o crédito ao consumidor aumentar”.

Mantega ressaltou ainda pontos positivos da economia nacional, como a previsão se safra recorde de grãos e aaquisição de máquinas e equipamentos, que está crescendo 19,9% no ano.

Além disso, “para crescimento sustentável, é preciso de alicerces fortes”, concluiu Mantega, ao destacar a inflação sob controle e o taxa de câmbio mais favorável. Ele reiterou que a inflação deste ano deve ficar menor que a de 2012, quando subiu 5,84%.

Mantega participou da abertura do Encontro Nacional da Indústria (Enai) de 2013, em Brasília.

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/3369086/economia-esta-crescendo-mesmo-com-vento-contrario-diz-mantega#ixzz2nBcM2w8h

Compartilhe: