Jun

01

Índia ganha projeto arquitetônico e urbanístico de cidade para 40 mil pessoas

 

Criação assinada pelo V I D A (Coletivo Internacional de Arquitetos e Urbanistas) integra desde habitações econômicas até residenciais luxuosos em um plano sustentável que busca a certificação Leed Gold


Mauricio Lima
 

 

Em uma região do sul da Índia será construído, até 2013, o projeto do Coletivo Internacional de Arquitetos e Urbanistas V I D A, que prevê um novo distrito residencial para 40 mil pessoas. Segundo o site ArchDaily, a localização exata da construção não foi divulgada por opção do cliente, que escolheu o projeto a partir de um concurso privado.

 

Divulgação: V I D A
Projeto interliga edifícios por meio ruas, calçadas e ciclovias

 
Segundo os arquitetos, "o rápido processo de urbanização pelo qual a Índia passa torna a habitação uma de suas principais necessidades". Para isso, são criados distritos residenciais e até cidades fora de grandes regiões metropolitanas.
 
A área de 404 mil m² abrigará vários prédios residenciais, que variam de habitações econômicas a residências luxuosas, com muitas tipologias diferentes: de casas térreas a edifícios altos, totalizando 1 milhão de m² de área construída. Um dos objetivos do projeto é criar uma identidade forte, que possa influenciar projetos futuros na região.
 
Os edifícios serão conectados por ruas internas, calçadas e ciclovias. Telhado verde está previsto em alguns dos prédios, enquanto grande parte do terreno será coberto por árvores. Alguns edifícios contarão com pavimentos livres, para o plantio de árvores, e algumas zonas do distrito concentrarão os edifícios públicos e de serviços, como escolas e postos de saúde.
 
A intenção dos arquitetos é alcançar a certificação Leed Gold, já que ao projeto "foi dada atenção especial a vários elementos da paisagem e haverá sistemas de reuso da água da chuva para irrigação do terreno".

 

 

Divulgação: V I D A
Edifícios terão tipologias variadas

 

 

Divulgação: V I D A
Obra deve ficar pronta em 2013

 

 

Divulgação: V I D A
Ao todo, empreendimento terá 1 milhão de m² de área construída

 

Divulgação: V I D A
Planta da cidade

 

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/india-ganha-projeto-arquitetonico-e-urbanistico-de-cidade-para-40-219137-1.asp

Compartilhe: