Apr
13
Autorizados estudos para concessão de rodovias e construção de ferrovia entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo
O Governo Federal autorizou na quarta-feira (8) a realização, por parte dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, dos estudos para a elaboração dos projetos técnicos e econômicos que preveem a concessão à iniciativa privada e a construção da Estrada de Ferro Rio-Vitória (EF-118) e a privatização das rodovias federais BR-101, BR-456 (antiga Rio-São Paulo) e Arco Metropolitano.
A decisão foi tomada durante reunião no Ministério dos Transportes com os ministros dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e do Planejamento, Nelson Barbosa. Também participaram da reunião os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung.
Os governos foram autorizados a preparar estudos de viabilidade econômica para a concessão das rodovias federais, ainda sem data para serem entregues, que deverão ser avaliados pelo governo antes da continuidade da tramitação do projeto. Com a concessão, as rodovias passarão a ter pedágios.
Já no que diz respeito à ferrovia Rio-Vitória, o Ministério deu um prazo de 60 dias para que os governos façam ajustes nos projetos que tratam da infraestrutura da estrada, enquanto a União vai elaborar o projeto do modelo econômico da licitação da concessão. Todos os documentos deverão ser apresentados em audiências públicas para depois serem analisados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Para o secretário de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, que também esteve no encontro, a ferrovia é estratégica para representar uma alternativa para o escoamento de cargas. "Com essa ferrovia o Rio será o principal polo logístico de entrada e saída de cargas do Brasil, principalmente de minério de ferro, já que ganham outras possibilidades. A conexão com os portos favorece o crescimento do Sudeste brasileiro, ancorados no porto de Vitória, no porto central, no porto do Açu e também atende aos distritos industriais", explicou.
A ferrovia Rio-Vitória terá 577 km de extensão e foi incluída no Programa de Infraestrutura e Logística (PIL) há quatro anos. Se aprovada pelo Governo, a estrada deve ser a primeira a ser inaugurada pelo programa.
Fonte: Piniweb
- 07/06/2011 - 6 tendências verdes pelo mundo...
- 07/06/2011 - Universidades brasileiras lançam concur...
- 07/06/2011 - Herdeiro da Rossi busca voo solo na inco...
- 06/06/2011 - A hora das cidades compactas...
- 06/06/2011 - Economista enumera fatores que eliminam ...
- 03/06/2011 - Vacância de prédios de empresas em SP ...
- 03/06/2011 - Região da Chucri Zaidan deve virar o pr...
- 03/06/2011 - 10 cidades que vivem um boom imobiliári...
- 02/06/2011 - Estande de construtoras vira palco de ev...
- 02/06/2011 - Setor contratou 86,2 mil novos trabalhad...
- 01/06/2011 - Quanto custam os imóveis nas principais...
- 01/06/2011 - Banco do Brasil passa a financiar imóve...
- 01/06/2011 - Índia ganha projeto arquitetônico e ur...