A Casa D`Agua - SP: Versatilidade marca bairros da região

Nov

04

SP: Versatilidade marca bairros da região

Fonte: O Estado de São Paulo 
 

A zona norte é uma das regiões mais heterogêneas da cidade de São Paulo. Dividida em duas macrorregiões (nordeste e noroeste), apresenta áreas nobres, como os bairros Alto de Santana, jardim São Paulo, Serra da Cantareira e City América; de classe média, como Casa Verde, Tucuruvi, Mandaqui e Freguesia do O; e bairros em processo de mudança de perfil socioeconômico, como Parada Inglesa e Água Fria.

 

A região compreende sete subprefeituras (Casa Verde/ Cachoeirinha, Freguesia do CV Brasilândia, Jaçana/Tremembé, Perus, Pirituba, Santana/ Tucuruvi e Vila Maria/Vila Guilherme) que, juntas, atuam na gestão de 18 distritos.

Ali residem cerca de 2,2 milhões de pessoas em área de 29 mil hectares, segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - a terceira zona mais povoada da capital paulista.

Tradição Além de importantes vias de acesso e meios de transporte em abundância, a região também dispõe de muitos parques, variado comércio e ampla rede de serviços. Com tantos benefícios, não é à toa que seus moradores são tão fiéis à localidade. "Moro em Santana há mais de 20 anos. Tenho tudo à mão, como escola para meus filhos; diversas opções de comércio e serviços; facilidade de locomoção, tanto utilizando carro quanto transporte público; além de diversão e lazer, como parques, teatros e shoppings", diz a secretária-executiva Teresa Sanches.

Patricia Zuin, gerente de Marketing e Relacionamento da Mitre Realty, completa: "Por conta de seu ambiente diferenciado, a zona norte conquista e fideliza seus moradores. É uma região em constante crescimento e transformação, reconhecida pela qualidade de vida e facilidade de acesso, bem como por seus parques e shopping centers, como o Center Norte e o recém-inaugurado Metrô Tucuruvi, que conferem praticidade e comodidade ao dia a dia".

O Metrô Shopping Metrô Tucuruvi, inaugurado no mês de abril, ampla oferta de serviços com a oferta de grande variedade de serviços, aliada aos diversos shoppings e ao farto comércio de rua, a zona norte é uma região bastante atrativa para os moradores juntos, os bairros somam cerca de dez shopping centers, como Center Pirituba, Lar Center, Santana Parque Shopping e Shopping D.

 

Localizado em uma região privilegiada e direcionado ao público A e B, o Center Norte é o maior centro de compras da região, dispondo de 331 lojas e mais de 50 opções de restaurantes, em aproximadamente 250 mil metros quadrados.

Já o Shopping Metrô Tucuruvi, inaugurado em abril de 2013, agrega praticidade e comodidade aos seus visitantes. Com ligação direta com a estação Tucuruvi da linha 1-Azul do Metrô, o estabelecimento tem área total de 32.870 metros quadrados, contando com 236 lojas, 61 restaurantes e seis salas de cinema. Ensino Quem optar por morar na zona norte terá à disposição um amplo leque de escolas. Entre as instituições de ensino presentes na região estão a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) e Universidade Sant Anna, em Santana; Universidade Paulista (Unip), no Tremembé e Vila Guilherme; e o Centro Universitário Nove de Julho (Uninove), na Vila Maria.

Em relação a ensino básico e médio, oferece excelentes opções, como o Colégio Salesiano Santa Teresinha e o Instituto Madre Mazzarello, em Santa Terezinha; a Escola de Educação Infantil Tarsila do Amaral, na Água Fria; o Colégio VIP, no lmirim; e o Colégio Caetano Álvares, com unidades no Lauzane Paulista e na Vila Nova Cachoeirinha.

Conta ainda com Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), como Parque da Juventude, em Santana, e Professora Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba.

Seus bairros dispõem de linhas de ônibus e estações de metrô, que permitem a circulação diária de milhares de pessoas. O Terminal Rodoviário do Tietê, localizado às margens do Rio Tietê, é a conexão entre São Paulo e os demais municípios do Estado. Serve ainda como porta de entrada para aqueles que chegam de países como Argentina, Chile e Paraguai. Imóveis localizados na zona norte representaram um bom retomo para os investidores. Segundo levantamento da Lopes Inteligência de Mercado a valorização do metro quadrado de imóveis ali lançados entre 2012 e 2013 ultrapassou o índice Nacional de Preços da Construção Civil ( INCC).

Com potenciais compradores admiradores da região de bom padrão aquisitivo, a zona norte acumulou valorização acima do INCC nos últimos 12 meses: 16,36% em comparação a 7,9%. Com isso, o preço médio do metro quadrado passou de R$ 5,5 mil para RS 6,4 mil. "Embora o valor do metro quadrado esteja girando em torno de R$ 6,5 mil, existem locais, C01110 no bairro de Santana, por exemplo, onde possível encontrar o metro próximo aos RS 8 mil em alguns lançamentos", comenta Thiago Castro, diretor de Novos Negócios da Abyara Brasil Brokers.

Bairros nobres Santana, a propósito, é o bairro mais nobre e desejado de toda a zona norte, porém, devido à falta de terrenos disponíveis para a construção de novos empreendimentos e aos preços elevados dos imóveis, as vizinhas Vila Guilherme e Casa Verde vêm conquistando seu espaço no mercado imobiliário.

"Esses são alguns dos bairros que mais atraíram a atenção de compradores e investidores nos últimos tempos, e se consolidaram como opção para médio e alto padrão ", pontua João Henrique, diretor de Atendimento da Lopes.

Metrô

A zona norte conta com seis estações do metrô da Linha 1-Azul, que interligam o Terminal Tietê (Estação Portuguesa-Tietê) ao bairro do Tucuruvi. A linha também dá acesso ao Terminal Intermunicipal do Jabaquara, localizado na zona sul. 0 governo estadual prevê construir outras linhas que ligarão a região ao restante da cidade. A Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia ao bairro de São Joaquim e contará com 15,9 quilômetros de extensão e 15 estações (Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba/Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do 15, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes.

Compartilhe: